segunda-feira, 16 de maio de 2016

lançamento do livro" A primeira e única New york City " de Mario Abbade e Celso Rodrigues Ferreira Junior na livraria da Travessa - Ipanema - fotos Marcelo Borgongino

                                                 capa do livro,

                       autógrafo,

                autores- Celso Ferreira Junior e Mario Abbade,
               
                         proprietário  da New York City Discotheque em Ipanema nas décadas de 70/80- Carlos Wattimo e o empresário Luiz Wainer,

Cleyde Bondarovsky entre Celso Ferreira Junior e Mario Abbade.

16/05 - Livraria da Travessa em Ipanema os autores lançaram o livro " A primeira e única New york City " de Mario Abbade e Celso Rodrigues Ferreira Junior e revelaram que o ano de 1976 revolucionou a noite carioca. Quando a New York City Discotheque abriu as portas, em 20 de maio, em Ipanema, os moradores do Rio se depararam com uma realidade até então inimaginável. A disco music, com seu mundo transgressor, havia invadido o Brasil; estava inaugurada a primeira discoteca do país.


Com seu ambiente festivo e democrático, a New York congregava tanto a mais alta classe social carioca quanto qualquer um que quisesse fazer parte daquele mundo, alheio à ditadura da exclusividade e das discriminações, fossem elas de qualquer tipo. À frente de todo aquele glamour, um menino pobre do interior do Rio Grande do Sul que se tornou um herói de guerra do exército dos EUA ao lutar no Vietnã ( Carlos Wattimo). Ao lado dele, gente como o DJ que trouxe as técnicas de mixagem para o Brasil e também o que elevou essas técnicas a níveis de excelência nunca vistos antes; o grupo dos espanhóis que se tornaram os reis da noite carioca; e o bilheteiro que chegou a dono de 25% do negócio. Como anunciava a música-tema da casa, the best Disco in town foi, certamente, palco das melhores histórias também. 
"O livro mostra como a casa noturna fez inovações na noite carioca, que depois inspiraram outros estabelecimentos e seus produtores - Ricardo Amaral e o Nelson Motta foram influenciados pelo modo de ser da New York City Discotheque - , como a democracia da entrada, vídeo, técnicas de mixagem, luzes, entre outras novidades. Regines e Hippo de Sampa eram clubes que precisava ser associado ou convidado. A NYCD foi a primeira a mudar isso tudo e trazer para o Rio o que depois foi ser mostrado no filme 'Os embalos de sábado à noite'. E coincide com o boom da disco music no Brasil e no mundo. Foi copiada por todos e inspirou a Papagaios, casa do Ricardo Amaral”, explica Abbade".

Um comentário :

  1. CARLOS WATTIMO ERA PRIMO DE UM AMIGO MEU QUE TRABALHOU COMIGO NA DÉCADA DE 70 EM SÃO GABRIEL DE ONDE ELE ERA NATURAL. O CONHECÍ PESSOALMENTE EM 1976 E SEMPRE FOI UMA PESSOA EXTRAMENTE GENTIL E EDUCADA! FICO FELIZ EM VER REPORTAGEM SOBRE ELE.

    ResponderExcluir