sexta-feira, 5 de setembro de 2025

O cineasta Silvio Tendler , um dos maiores documentaristas do Brasil faleceu hoje 05/09/2025 no Rio - foto Marcelo Borgongino

Silvio Tendler no lançamento do livro de  Jandira Feghali, no Leblon - foto arquivo / maio de 2025 / Marcelo Borgongino

Morre o cineasta Silvio Tendler, aos 75 anos

O cineasta e documentarista Silvio Tendler, conhecido como o “cineasta dos sonhos interrompidos”, faleceu nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 75 anos, vítima de infecção generalizada.

Autor de mais de 70 produções, Tendler foi responsável por obras marcantes como Jango (1984), Os Anos JK (1980) e Tancredo: A Travessia (2011), além de documentários sobre Carlos Marighella, Josué de Castro, Milton Santos e Glauber Rocha. Seu filme O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981) alcançou 1,8 milhão de espectadores, tornando-se um dos documentários mais vistos da história do cinema brasileiro.

Professor da PUC-Rio por mais de quatro décadas, formou gerações de cineastas e comunicadores. Tendler deixa esposa, filha e neto. O velório será neste domingo (7), no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro.

“Com a partida de Silvio Tendler, o cinema brasileiro perde não apenas um de seus maiores documentaristas, mas uma voz essencial na preservação da memória política e social do país. Seu legado seguirá vivo nas telas e na consciência de gerações.”